
Câmara de Dona Inês realiza sessão especial em alusão ao Orgulho LGBT+ e promove debate sobre diversidade e inclusão
Na noite da sexta-feira, 4 de julho de 2025, a Câmara Municipal de Dona Inês realizou a 2ª Sessão Especial da 1ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura. A sessão aconteceu no Plenário Vereador José Fabiano da Costa Teixeira e foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Rhuan Ribeiro de Araújo (PSB), com a presença dos parlamentares Edimilson José da Silva, Givanildo Araújo de Fontes, José Igor Denizar Costa da Silva, Rogério de Araújo Moreira e Rosilene Ferreira de Lima.
Convocada pelo Conselho Municipal de Políticas LGBTQIAPNb+, a sessão teve como objetivo discutir ações e promover a visibilidade da comunidade LGBT+ no município. A programação contou com a formação da mesa com representantes da sociedade civil, autoridades e lideranças locais, além da execução do Hino Nacional e falas institucionais de representantes do Poder Legislativo, do Executivo e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante a sessão, o presidente Rhuan Ribeiro reafirmou o compromisso da Câmara com políticas públicas de valorização, inclusão e respeito à diversidade. Também discursaram a secretária de Assistência Social, Heloísa Justino; a primeira-dama Adrya Carvalho Lopes, representando o prefeito Antônio Justino; e o presidente do Conselho LGBT+, Aelson Pereira.
Na tribuna, os vereadores presentes deixaram mensagens de apoio à causa e destacaram a importância de garantir os direitos da população LGBT+. Também participaram com falas o professor Carlos Geraldo e a representante do Conselho, Liz Vitória, que trouxe um relato pessoal emocionante sobre sua trajetória de resistência.
A sessão também foi marcada pela entrega de comendas a pessoas e entidades que atuam em prol dos direitos LGBT+ no município. Foram homenageados: Arnaldo Lima, Liz Vitória (em memória de Cíntia Michele), Francisco Ferreira de Lima Neto (representado pela vereadora Rosilene Ferreira), Ivete Pessoa (representada por Ariane), e Valdecir Geraldo de Lima (representado pelo professor Carlos Geraldo).
Ao final, o cerimonialista Álvaro Arthur destacou que a sessão entrou para a história da cidade por abrir espaço institucional para o debate sobre diversidade, inclusão e respeito. O presidente Rhuan Ribeiro agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.
Clique AQUI para assistir a live completa.